DIA MUNDIAL DO LIVRO

O próprio Dostoievski afirmou ter saído do “Capote” de Gogol. Os melhores fenómenos de S. Petersburgo encontram-se por explicar, desde a Avenida Nevski a homens que recorrem à polícia por não encontrarem o seu nariz. É uma propagação da arte, desde os sussurros e desavenças dos Irmãos Karamázov e das pedras dolorosas que uma criança rebelde atira a adultos desconhecidos; fazendo parecer que esses pedaços rochosos queriam atingir todos os que se preparam para uma moribundez obscura e de arrependimentos, como a de Ivan Illitch.

Não fosse o Gatsby tão grande como o seu desgosto, certamente, nem assim se assemelharia a um Cândido, repleto de optimismo irracional e incompatível com a vida, incapaz de se abalar, nem com os babuínos sanguinários ou O Corvo de Edgar Allan Poe. Mesmo onde o Vermelho e o Negro dominam; as mulheres cativantes e resolutas a ignorar dolorosamente a paixão, guardam em cestos a cabeça do seu amor socialmente proibido. Orgulho, no entanto, este, sem preconceito. O Sr. Darcy pode sentir-se perdoado.

Já não se pintam retratos de loucura, que representem o envelhecimento e o mal ocultado no interior de futuros assassinos. Felizmente, talvez escapemos de um Processo como o de Kafka; e não viveremos qualquer Metamorfose que nos transformará num escaravelho gigante. Nem sempre o Dr. Jekyll se tornará em Sr. Hyde.

O Maior Espectáculo da Terra pode mesmo manifestar-se através das páginas, como Três Tristes Tigres em Havana. São Tempos Difíceis, mas os livros não se proíbem, nem se queimam a uma temperatura de Fahrenheit 451, apesar de eu desconfiar num distópico Admirável Mundo Novo, como se vivêssemos num 1984 de outro mundo.

Nem é preciso que assim fale Zaratustra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: