Se Nevasse no Deserto

A destreza de argumentar contra uma parede é infrutífera, sempre. As paredes podem ter ouvidos, mas jamais falarão. O silêncio de uma parede que escuta a nossa semântica representa a inconsequência daquilo que possamos dizer. Posso até gritar e a minha razão recosta-se a um canto, entre paredes e completamente incapacitada. É o que acontece quando se diz que a cultura é segura. De facto é, realmente. No entanto vão-na abatendo, maltratando e mantendo-a afastada daqueles impertinentes cidadãos que comparecem a eventos culturais e espectáculos, que desenvolvem espírito crítico e um pensamento livre. Impertinentes, sem dúvida.

É com facilidade que condicionam a realização de eventos responsáveis, enquanto permitem, continuamente, eventos irresponsáveis enquanto se assobia uma música qualquer cujo significado deve ser: nas festas dança-se com máscara, não se consome álcool, mantem-se distanciamento, os abraços estão expressamente proibidos e já tenho dúvidas se ainda estou a falar de bodas, de festejos relacionados com futebol, de eventos dos partidos políticos ou da proibição de pipocas no cinema.

Bem que poderíamos comer pipocas à vontade, porque todos os filmes incoerentes que assistimos nesta pandemia persistente, não passam de filmes de pipoca, tendo em conta tamanha falta de sentido que o enredo tantas vezes revela. Como quase já ninguém frequenta cinemas, as críticas vão sendo reduzidas, mas deveríamos atingir o ponto de viragem desta guerra. A cultura é um alvo predilecto para as iluminadas medidas de prevenção do Covid.                

Que pelo menos não se ordene a queima de livros, que não haja censura e que consigamos respirar fundo, só um pouco mais, porque isto nem irá durar para sempre, nem nos conseguirão afastar para sempre daquilo que realmente insere conteúdo na nossa vida e nos faz sentir a certeza de que estamos vivos. Só um pouco mais.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: